Carne Hereford apoia segunda etapa do projeto As Braseiras em Florianópolis

Acontece no próximo dia 8 de junho, em Florianópolis (SC), o segundo encontro das Braseiras. A etapa encabeçada pela zootecnista Sandra Carvalho e pela maestra churrasqueira Elisabeth Schreiner, do Meat Shop, conta com o apoio da Carne Certificada Hereford e promete um lado mais educativo.

Serão promovidas atividades com especialistas de diversas áreas versando sobre o tema “Do Campo para o Prato – Uma Visão Técnica da Cadeia Produtiva da Carne”. Um momento especial com a  Médica Veterinária Fabiana Freitas, Gerente do Programa Carne Pampa, da ABHB, está programado.

Ela falará sobre “A Indústria da Carne e a Padronização”, apresentando a história de sucesso da carne Certificada Hereford. Como ação complementar, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACSS) oferecerá uma oficina de carnes suínas durante o intervalo do almoço.

O workshop também abordará a nutrição em diferentes fases da vida. Para tanto, temas como “Nutrição Esportiva sobre o Consumo Proteico na Síntese Muscular” e “A Importância da Carne na Alimentação Infantil”, ministrados pela nutricionista Maiara Cristina de Lima e pela Dra. Monica Chang Wayhs, respectivamente, estão programadas.

A importância da produção de carnes

“Pensamos e elaboramos esse evento com um caráter mais informativo/educativo. Acho fundamental levar esse conhecimento e envolver aos novos profissionais da área, mostrando a importância da produção de carnes para o desenvolvimento de boas práticas no setor agropecuário e na qualidade final dos produtos. Além disso, a contribuição nutricional como proteína de alto valor biológico, também é tema de interesse dos consumidores e deve ser tratada nas diferentes fases da vida”, explica Sandra Carvalho.

Beth esteve com a ABHB durante a Nacional Hereford e Braford deste ano, ministrando curso de churrasco só para mulheres

Para finalizar com chave de ouro, as Braseiras Beth e Sandra vão preparar um menu especial que leva o tema “Brasas e Sabores”, uma verdadeira imersão gastronômica de sabores com os cortes Ojo de Bife Hereford, Picanha de Cordeiro, Costelinha Suína e Pernil de Javali, que irão agradar todos os paladares. O jantar será realizado no Meat Shop.

“Eu e a Sandra escolhemos juntas os ingredientes do menu. Acreditamos que essa mescla de espécies e sabores representam muito bem o que é Santa Catarina. O estado historicamente acolhe pessoas vindas das mais diversas partes do país e do mundo que aqui convivem de uma forma muito harmoniosa. Nosso cardápio traduz a união das diversas culturas por meio dos sabores de cada corte e sua forma de preparo!”, finaliza Elisabeth.

Movimento Nacional Mulheres na Brasa

As Braseiras se firmam como um encontro de mulheres profissionais de diversas áreas do segmento da carne, gastronomia e churrasco que tem por objetivo fortalecer e ampliar o espaço feminino neste mercado.  O projeto propõe diversos encontros nas principais capitais brasileiras onde serão apresentados os mais diferentes temas tendo a carne como foco.

Serão levantadas curiosidades, questionamentos, estudos científicos entre outros assuntos, permeados por trocas de experiências, risadas, momentos leves e de aconchego com a proximidade do fogo. Além disso, as Braseiras pretendem aguçar o público feminino ao interesse pela carne, uma releitura, ou seja, renovar e dar outro sentido aos encontros ao redor do fogo, não só pela gastronomia, mas por uma ótica até mesmo mais poética e inspiradora.

Compõem As Braseiras: Carolina Barretto, Tatiana Bassi, do Templo da Carne, em São Paulo (SP); Aline Marinho e Joana Angélica, do projeto itinerante Churras Delas, em São Paulo (SP); Ligia Karazawa, do Eataly, em São Paulo (SP); Paula Lakaki do Buffet Lena Labaki, de São Paulo; Clarice Chawrtzmann, do projeto “A Churrasqueira”, de Porto Alegre (RS); Elisabeth Schreiner e da Meat Shop Florianópolis (SC), Sandra Carvalho da UFSC também de Florianópolis e Caroline Barbosa, da marca Carne&Sabor, de Belém (PA).
Programação completa do Workshop:

Faculdade Estácio

Rod. José Carlos Daux, 407 – Saco Grande, Florianópolis – SC

8h30 – Recepção

9h – Abertura Oficial – Apresentação As Braseiras, Hino Nacional.

10h – “Do Campo ao Prato – Visão Técnica da Cadeia Produtiva da Carne.”

Sandra Carvalho, Zootecnista formada pela Unesp de Botucatu (SP), com doutorado em tecnologia de carnes, atualmente ministra cursos no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina & Elisabeth Schreiner, Médica Veterinária, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e sócia proprietária do Meat Shop Boutique de Carnes e Restaurante.

12h – 14h Intervalo para almoço

12h – Oficina Carne Suína (atividade extra com vagas limitadas)

ACCS Associação Catarinense de Criadores de Suínos

14h – “Nutrição Esportiva Apresenta: Consumo Proteico na Síntese Muscular”

Maiara Cristina de Lima, Nutricionista, professora de Pós-Graduação em nutrição esportiva Funcional e membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional.

15h – “A indústria da Carne e a Padronização”

Fabiana Rosa de Freitas, Médica Veterinária formada pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP, Gerente do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

16h 16h30 – Intervalo

16h30 – “Importância da Carne na Alimentação Infantil

Mônica Chang Wayhs, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado e doutorado em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (USP).

17h30 – Encerramento

 

Jantar

Meat Shop – Boutique de carnes e Restaurante

Rodovia José Carlos Daux, 10.954 – Santo Antônio de Lisboa- Florianópolis – SC

Fones: 48-32349548 e +55 48 99656.0372

Os ingressos estão à venda no site www.sympla.com.br

 

Por Tatiana Feldens, com assessoria de imprensa

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »