Carne Hereford apoia jantar inspirado nas obras de Erico e Luis Fernando Verissimo preparado pelo chef Marcos Livi no Instituto Ling
Comandado pela jornalista Bete Duarte e o Chef Marcos Livi, com o apoio da Carne Certificada Hereford e da Gatambu – Estância do Vinho, o primeiro evento da série Literatura e Gastronomia do ano terá a presença de Luis Fernando e sua esposa, Lucia Verissimo, com apresentação musical especial de Pedro Verissimo
No dia 12 de abril, quinta-feira, das 20h às 22h, o Instituto Ling promove o primeiro Literatura e Gastronomia do ano, com jantar inspirado na obra de dois dos maiores escritores gaúchos: Erico Verissimo e Luis Fernando Verissimo. A noite vai contar com a presença de Luis Fernando e sua esposa, Lucia Verissimo, e terá uma apresentação especial do músico Pedro Verissimo.
Concebido pela jornalista Bete Duarte, o projeto revisita obras literárias que servem de inspiração para a descoberta de sabores e para a releitura de cardápios, que ganham um toque de modernidade. No Jantar Verissimos, o cardápio foi criado pelo Chef Marcos Livi, que elaborou uma refeição em seis etapas, intercalando e mesclando ingredientes tradicionais da gastronomia gaúcha com elementos da cozinha internacional contemporânea. Os pratos serão harmonizados com vinhos da Guatambu – Estância do Vinho, além de cervejas artesanais (veja abaixo o menu).
A inspiração para o menu vem do universo literário dos escritores. As narrativas de Erico Verissimo contam a história do Rio Grande do Sul e proporcionam um passeio pelos sabores gaúchos ao longo dos tempos. Em “O Tempo e o Vento”, pode-se observar desde a rusticidade da culinária campeira rio-grandense até o seu refinamento. Luis Fernando Verissimo seguiu os passos do pai no fazer literário, destacando-se pela irreverência de seus textos e seus personagens ordinários e contemporâneos. Seu conhecimento gastronômico pode ser apreciado no ótimo “A mesa voadora”, entre outros escritos.
O Jantar Verissimos conta com o apoio da Guatambu – Estância do Vinho e da Carne Certificada Hereford.
Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô de Zero Hora e é especializada em jornalismo gastronômico.
Considerado um dos maiores pesquisadores da culinária da região sul, Marcos Livi começou no universo da gastronomia depois de um estágio no Grupo Accor Hotéis. Na época, Livi era estudante de hotelaria e o emprego lhe permitiu desempenhar funções como estoquista, ajudante de cozinha, garçom, auxiliar de bar e até barman. Depois da experiência, decidiu continuar na área de alimentos e bebidas. Atualmente é sócio proprietário dos bares Veríssimo e Quintana, ambos em São Paulo, e que prestam homenagem aos autores brasileiros.
SERVIÇO:
Literatura e Gastronomia – Jantar Veríssimos
Por Bete Duarte e Marcos Livi, com a presença de Luis Fernando e Lucia Verissimo
Música: Pedro Verissimo
Dia 12 de abril, quinta-feira, das 20h às 22h
Inscrições: AQUI
Investimento: R$ 220,00. Os valores podem ser parcelados em até 06 vezes nos cartões de crédito.
Ponto de venda presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.
Jantar Verissimos – Menu
Na chegada:
Andava no ar um cheiro familiar de pão quente. Érico Verissimo
Snack de Chips de Raízes
Bolinho de Feijoada, Aipim com Linguiça Campeira
Pão Caseiro com Manteiga de galpão
Entrada:
Os tristes acham que o vento geme; – Os alegres acham que ele canta. Luis Fernando Verissimo
Atum selado, batata com aioli de crem e Pastel de Caviar
Primeiro Prato:
Descobri outro dia que o Quintana na verdade,
É um anjo disfarçado de homem,
Ás vezes, quando ele se descuida ao vestir o casaco
Suas asas ficam de fora. Érico Verissimo
Arroz de Carreteiro Chinês e PANCs
Costela bovina assada lentamente por 8 horas no fogo de chão, arroz caldoso, abóbora cabotiá tostada, ovo, couve, tomate, linguiça campeira, alho, cebola
Prato Principal:
Beba vinho para o espírito e para a boa digestão,
beba vinho na festa e beba vinho na solidão,
beba vinho por cultura ou por educação,
beba vinho porque…
Bem, você encontrará uma razão. Luis Fernando Verissimo
Foie Gras, Tornedor e Batata doce defumada
Quase lá:
O tempo faz a gente esquecer.
Há pessoas que esquecem depressa.
Outras apenas fingem que não se lembram. Érico Verissimo
Queijos, figada e pessegada
Sobremesa:
Se eu pudesse escolher um outro homem para ser,
Seria um inventor de novos sabores para as fábricas de sorvete. Luis Fernando Verissimo
Tuile de queijo, doce de leite em 2 texturas, flor de sal
Sorvete de chimarrão
Na Saída:
Café de Coador, Quindim e Licor de Butiá
Por Adriana Martorano | jornalista
Edição de título: Tatiana Feldens, reg. prof. 13.654
Ascom ABHB