Arika Messa e Natália Tussi se unem a Clarice Chwartzmann no jantar de lançamento do Festival Comida de Galpão

cg-60
Nati Tussi, Arika Messa e Clarice Chwartzmann abrilhantaram a primeira noite

Fruto do esforço da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, foi lançado oficialmente ontem à noite (8), durante jantar no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, no Acampamento Farroupilha, o I Festival Comida de Galpão. Idealizado pela Churrasqueira Clarice Chwartzmann, o Festival tem por objetivo reunir alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul para além de valorizar a culinária local, oferecer ao público experiências gastronômicas inesquecíveis. O acampamento, realizado no Parque da Harmonia, iniciou no último dia 3 de setembro e se estende até o dia 20.

No jantar desta quinta-feira, as chefs Arika Messa (Beta Food) e Natália Tussi (Rambla) aceitaram o desafio de criar junto com a Clarice, cardápios usando diferentes fogos e preparos, sem deixar de lado a simplicidade e a autenticidade da comida campeira, de galpão.

“Servimos tapas de cuca com linguiça campeira do Alegrete, chimia de pimenta e parmesão, vegetais tostados com chantilli de limão, ragu de bochecha bovina, aipim campeiro, feijão mexido, polenta mole com queijo serrano, costelão Hereford, entre muitas outras delícias”, informou Clarice, orgulhosa do trabalho realizado pela sua equipe.

14317561_611366625691996_4151620770867314373_n
O jornalista Paulo Brito e Volmir Carboni, da Carnes do Sul, com a idealizadora do Festival, Clarice Chwarztmann

E tudo estava verdadeiramente lindo e saboroso. “Equipe toda de parabéns”, disse Clarice, ao agradecer o apoio das chefs convidadas e da secretaria municipal do turismo, na presença de Landa Mára Britto,  Relações Institucionais da Secretaria.

Estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, entre elas o secretário de Cultura de Porto Alegre, Roque Jacob, e o presidente do MTG, Nairo Callegaro, além de diversos representantes do trade turístico de Porto Alegre, jornalistas e demais personalidades.

“Tudo estava incrível, muito saboroso”, admitiu Abdon Barreto Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e diretor da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

O jornalista e narrador esportivo também esteve por lá prestigiando o jantar. Só queria saber da costela Hereford e não hesitou ao devorar até mesmo o osso da costela. “Nunca comi uma costela tão bem preparada como esta”, disse ele, ao admitir sua preferência pela Carne Certificada Hereford.

Tanto a carne como a linguiça foram enviadas pelo parceiro da Carnes do Sul, Volmir Carboni, com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford, do Frigorífico Marfrig e da Associação das Agroindústrias do Alegrete.

O próximo evento está programado para terça-feira (13), quando os chefs Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora se unem a Clarice para receber autoridades e imprensa. No dia 14 haverá um curso de churrasco só para mulheres. Já no dia 16 de setembro um almoço com um chef surpresa. A grande atividade aberta ao público ocorrerá no dia 20 de setembro, quando 13 cozinheiros estarão preparando, ao melhor estilo comida de rua, pratos campeiros a um custo de R$ 20. Participem, ingressos podem ser adquiridos no local.

A agenda gastronômica do 1º Festival Comida de Galpão está a cargo dos chefs Arika Messa, Nati Tussi, Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora e dos cozinheiros Gabriela Zilio, Allan Santos, Ramiro Saldanha, Raphael Dittrich, Glauber Santos, Charles Mendes, Aky’re Moura, Zuleica Crreia, Israel Bertamoni, Tiago Venturella, Marilia Fernandes e Fran Garzella. A chef produtora do festival é Graciela Martins.

Programação completa do I Festival Comida de Galpão no site www.portoalegrecriativa.info/site.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Fotos: Fernando Kluwe Dias

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »