Segunda noite do Festival Comida de Galpão valoriza a procedência e tem o vazio Hereford entre os protagonistas do cardápio

cg-2-90

Macio, sabor inigualável, suculento e desmanchando igual à manteiga. Assim estava o vazio 100% Certificado Hereford preparado ontem (13) à noite pela Churrasqueira e Embaixadora da CCH, Clarice Chwartzmann, em mais um jantar do I Festival Comida de Galpão, idealizado em conjunto com a Secretaria de Turismo de Porto Alegre. O evento – que contou com o apoio do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford, e dos parceiros Carnes do Sul e frigorífico Marfrig – reuniu autoridades municipais, como o prefeito José Fortunati e a primeira-dama Regina Becker, e representantes da imprensa gaúcha.

prefeito
O prefeito José Fortunati, a primeira-dama Regina Becker e o secretário de Turismo, Luis Fernando Moraes com os 3 chefs

O burburinho era geral e o cardápio do “bagual´s table” – carinhosamente apelidado e preparado pela Clarice com o auxílio dos chefs Carlos Kristensen (Hashi Art Cousine) e Rodrigo Bellora (Vale Rústico) – impressionou os presentes. Logo na entrada uma imensa mesa com folhas e flores orgânicas, acompanhados de verduras e legumes grelhados, todos meticulosamente ajeitados pelo chef Rodrigo Bellora. As iguarias vieram do próprio sítio dele, localizado em Bento Gonçalves. “Cozinhar e trabalhar com comida de galpão é brincar e lembrar da nossa infância”, disse ele.

rodrigo
Rodrigo Bellora, do Vale Rústico

Clarice, que há tempos vinha idealizando a atividade, era só alegria. “O Acampamento Farroupilha é um lugar único e muito especial para os gaúchos, sonhava em ter um piquete, hoje estamos ocupando este lugar com o nosso Festival Comida de Galpão, que se propõe, junto com diversos parceiros e reconhecidos chefs e cozinheiros, valorizar a comida gaúcha, retratando pratos típicos com uma leitura original e contemporânea”.

Para Kristensen, momento máximo de valorização de todos aqueles produtores locais, que sobrevivem fazendo a roda do Estado girar. Entre eles, a Associação das Agroindústrias do Alegrete, que disponibilizou linguiças campeiras produzidas na região.

carlos
Carlos Kristensen, do Hashi Art Cousine

“Um exercício de raiz do cozinheiro, utilizando todos os tipos de fogos, como a lenha, o carvão e o próprio fogão, com alimentos produzidos localmente e compartilhados em uma grande mesa”, disse ele, ao prosseguir. “Queremos cada vez mais celebrar o ingrediente do pequeno produtor, garantindo saúde a todos os consumidores. Notem que quando falo em saúde, me refiro a saber e entender de onde vem o que a gente come”.

cg-2-60
O selo característico da Carne Certificada Hereford

Esta mesma origem e procedência que os chefs buscam nos produtos é a mesma que a ABHB, através do seu Programa Carne Pampa, garante desde 1998, quando o seu pioneiro programa foi criado. Garantir ao consumidor, através do selo de qualidade Carne Certificada Hereford, um produto cárneo proveniente de bovinos das raças Hereford e/ou Braford cuja procedência e a qualidade racial foram certificadas por profissionais credenciados pela ABHB. O selo garante que os processos de abate dos animais e de manipulação de cortes foram realizados sob rigorosas condições de higiene e resfriamento, obedecendo as normas sanitárias do MAPA, com fiscalização realizada por vigilância sanitária federal ou estadual.

A próxima atividade do Festival Comida de Galpão acontece hoje, quando Clarice Chwartzmann irá ministrar um curso para mulheres. No dia 16, sexta-feira, um almoço está sendo preparado. A última atividade está prevista para o dia 20 de setembro, quando o público poderá conferir o sabor de pratos típicos preparados por 13 cozinheiros da Capital. É também uma oportunidade de ver de perto grandes profissionais cozinhando, ao alcance de todos, produtos genuinamente gaúchos e locais. As criações gastronômicas serão oferecidas em bancas, ao estilo comida de rua, entre às 11h e 21h. A entrada no Festival é gratuita, já a porção de comida custará R$ 20, com venda no local.

A agenda gastronômica do 1º Festival Comida de Galpão está a cargo dos chefs Arika Messa, Nati Tussi, Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora e dos cozinheiros Gabriela Zilio, Allan Santos, Ramiro Saldanha, Raphael Dittrich, Glauber Santos, Charles Mendes, Aky’re Moura, Zuleica Crreia, Israel Bertamoni, Tiago Venturella, Marilia Fernandes e Fran Garzella. A chef produtora do festival é Graciela Martins.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Fotos: Fernando Kluwe Dias

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »