Segunda noite do Festival Comida de Galpão valoriza a procedência e tem o vazio Hereford entre os protagonistas do cardápio
Macio, sabor inigualável, suculento e desmanchando igual à manteiga. Assim estava o vazio 100% Certificado Hereford preparado ontem (13) à noite pela Churrasqueira e Embaixadora da CCH, Clarice Chwartzmann, em mais um jantar do I Festival Comida de Galpão, idealizado em conjunto com a Secretaria de Turismo de Porto Alegre. O evento – que contou com o apoio do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford, e dos parceiros Carnes do Sul e frigorífico Marfrig – reuniu autoridades municipais, como o prefeito José Fortunati e a primeira-dama Regina Becker, e representantes da imprensa gaúcha.
O burburinho era geral e o cardápio do “bagual´s table” – carinhosamente apelidado e preparado pela Clarice com o auxílio dos chefs Carlos Kristensen (Hashi Art Cousine) e Rodrigo Bellora (Vale Rústico) – impressionou os presentes. Logo na entrada uma imensa mesa com folhas e flores orgânicas, acompanhados de verduras e legumes grelhados, todos meticulosamente ajeitados pelo chef Rodrigo Bellora. As iguarias vieram do próprio sítio dele, localizado em Bento Gonçalves. “Cozinhar e trabalhar com comida de galpão é brincar e lembrar da nossa infância”, disse ele.
Clarice, que há tempos vinha idealizando a atividade, era só alegria. “O Acampamento Farroupilha é um lugar único e muito especial para os gaúchos, sonhava em ter um piquete, hoje estamos ocupando este lugar com o nosso Festival Comida de Galpão, que se propõe, junto com diversos parceiros e reconhecidos chefs e cozinheiros, valorizar a comida gaúcha, retratando pratos típicos com uma leitura original e contemporânea”.
Para Kristensen, momento máximo de valorização de todos aqueles produtores locais, que sobrevivem fazendo a roda do Estado girar. Entre eles, a Associação das Agroindústrias do Alegrete, que disponibilizou linguiças campeiras produzidas na região.
“Um exercício de raiz do cozinheiro, utilizando todos os tipos de fogos, como a lenha, o carvão e o próprio fogão, com alimentos produzidos localmente e compartilhados em uma grande mesa”, disse ele, ao prosseguir. “Queremos cada vez mais celebrar o ingrediente do pequeno produtor, garantindo saúde a todos os consumidores. Notem que quando falo em saúde, me refiro a saber e entender de onde vem o que a gente come”.
Esta mesma origem e procedência que os chefs buscam nos produtos é a mesma que a ABHB, através do seu Programa Carne Pampa, garante desde 1998, quando o seu pioneiro programa foi criado. Garantir ao consumidor, através do selo de qualidade Carne Certificada Hereford, um produto cárneo proveniente de bovinos das raças Hereford e/ou Braford cuja procedência e a qualidade racial foram certificadas por profissionais credenciados pela ABHB. O selo garante que os processos de abate dos animais e de manipulação de cortes foram realizados sob rigorosas condições de higiene e resfriamento, obedecendo as normas sanitárias do MAPA, com fiscalização realizada por vigilância sanitária federal ou estadual.
A próxima atividade do Festival Comida de Galpão acontece hoje, quando Clarice Chwartzmann irá ministrar um curso para mulheres. No dia 16, sexta-feira, um almoço está sendo preparado. A última atividade está prevista para o dia 20 de setembro, quando o público poderá conferir o sabor de pratos típicos preparados por 13 cozinheiros da Capital. É também uma oportunidade de ver de perto grandes profissionais cozinhando, ao alcance de todos, produtos genuinamente gaúchos e locais. As criações gastronômicas serão oferecidas em bancas, ao estilo comida de rua, entre às 11h e 21h. A entrada no Festival é gratuita, já a porção de comida custará R$ 20, com venda no local.
A agenda gastronômica do 1º Festival Comida de Galpão está a cargo dos chefs Arika Messa, Nati Tussi, Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora e dos cozinheiros Gabriela Zilio, Allan Santos, Ramiro Saldanha, Raphael Dittrich, Glauber Santos, Charles Mendes, Aky’re Moura, Zuleica Crreia, Israel Bertamoni, Tiago Venturella, Marilia Fernandes e Fran Garzella. A chef produtora do festival é Graciela Martins.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Fotos: Fernando Kluwe Dias
Ascom ABHB