Protocolo Carne Certificada Hereford é inspecionado pela CNA

14585298_10209517149658714_955645131_n

A equipe do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford, recebeu na última semana a inspeção técnica de dois representantes da Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA). Os membros Paulo Vicente Costa, assessor técnico dos Protocolos de Rastreabilidade, e Carlos Frederico Dias de Alencar, coordenador técnico da CNA, estiveram em Bagé com o objetivo de acompanhar todo o processo de certificação da Carne Hereford.

Acompanhados da Gerente e do Supervisor do Programa, Fabiana Freitas e Raoni Lopes, respectivamente, a comitiva do CNA percorreu os currais do frigorífico Marfrig em Bagé na última sexta-feira passando pelos setores de abate, corte, desossa, embalagem e expedição.

“Após toda essa visita in loco, nos reunimos para fazer uma avaliação documental com o objetivo de melhorar e agilizar o repasse das informações para a CNA de um modo claro e transparente facilitando também o acesso das informações aos produtores”.

Conforme Fabiana, para mostrar a transparência do processo ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a CNA precisa ter posse dos dados de abate e desossa de carcaças Hereford e Braford desde outubro de 2015, quando a ABHB assinou o acordo de cooperação que viabiliza os Protocolos de Adesão Voluntária Carne Certificada Hereford e Carne Braford Certificada no Sistema de Gestão dos Protocolos da CNA e na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA – MAPA).

Cabe, por lei, à CNA, a gestão dos protocolos de adesão voluntária, que visem embasar a certificação oficial brasileira, sendo necessário que a empresa interessada em fazer menção à raça bovina nos rótulos de seus produtos comerciais tenha protocolo aprovado entre a CNA e a respectiva associação representativa da raça no Brasil. Os protocolos firmados indicam as garantias que serão repassadas ao Serviço de Inspeção, que autorizará a menção de Carcaças das raças Hereford e Braford na rotulagem das empresas que cumpram os requisitos constantes nos protocolos.

Pioneiro na Certificação de Carnes no Brasil, o Programa Carne Pampa é o programa oficial de qualidade de carne, baseado na seleção zootécnica de bovinos das raças Hereford e Braford, criado em 1998 pela ABHB. Dentro dele, existe o selo Carne Certificada Hereford®, que é a garantia de que o produto foi acompanhado e classificado pela entidade desde a obtenção da matéria prima (animal vivo) até a expedição do produto final (carne embalada, processada ou cortes primários).

“Foi muito válida a visita”, disse Fabiana, ao emendar: “eles puderam conferir na prática o quão trabalhoso é o serviço do certificador, que após realizar o trabalho padrão de conferência das carcaças ainda precisa transpor os dados para os relatórios que serão enviados para o órgão federal”.

Informações gerais do Protocolo Carne Certificada Hereford podem ser acessadas no link a seguir, incluindo a realização da adesão voluntária ao Protocolo Carne Certificada Hereford.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »