“A carne é tão boa que a gente come ela crua”, disse Sebastian Watenberg, durante Burger Experience na Casa Roubadinhas de Verão

Sebastian Watenberg preparando o Burger de Entrecot picado à faca

Ambiente alegre, descontraído e familiar. Este era o cenário da Casa Roubadinhas de Verão no último final de semana, quando a Carne Certificada Hereford realizou mais duas atividades em parceria com a influenciadora digital Laura Bier Moreira e o restaurante 100% CCH Vermelho Burger & Steaks.

No sábado, cerca de 40 pessoas, entre eles Luciano Medeiros, do Blog do Churrasco e do Instagram O Luxo do Gaúcho, Jaqueline SantAnna Pegoraro, do site Eu Tenho Visto, e da jornalista Livia Machado, acompanharam o Burger Experience, que previa a realização – com degustação – de Burger de entrecôte Hereford picado à faca, receita exclusiva do restaurante localizado no Viva Open Mall, em Porto Alegre. O menu ainda incluia steak tartare e batatas fritas frisé com molho cheddar.

Antes de iniciar o Burger Experience, o chef Sebastian Watenberg explicou um pouco sobre a escolha da Carne Hereford e a parceria que o restaurante tem com a Associação Brasileira de Hereford e Braford. Para ele, a certificação garantida pelo Programa Carne Pampa dá ao restaurante “a garantia de que a carne é uma carne macia, que o animal foi criado livre em pastagens e que tem um bom marmoreio”, destacou.

“No Vermelho, toda a carne que a gente utiliza é Carne Certificada Hereford. Temos preferência por ela, é a carne com maior antiguidade no processo de certificação”, acrescentou. Hoje, a qualidade dos produtos de origem animal pode ser percebida principalmente pelos seus atributos sensoriais (cor, textura, suculência, sabor, odor, maciez), nutricionais (quantidade de gordura, perfil de ácidos graxos, porcentagem de proteína, minerais e vitaminas), éticos (bem-estar do animal e do homem do campo) e preservação ambiental (se o método de produção não afeta a sustentabilidade do sistema e provoca poluição ambiental). Todos eles plenamente atendidos pelo Programa Carne Pampa, da ABHB.

Na sequência, foi a vez de apresentar o steak tartare. À primeira vista a receita pode até assustar por se tratar de uma maneira diferente de consumir a carne, mas o tempo não só consolidou, como tornou a iguaria um dos mais clássicos e tradicionais pratos franceses mostrando que não há motivos para preocupação em consumir carne crua. A grande verdade é que ao usar uma carne de qualidade, o steak tartare surpreenderá pelo sabor e pela textura única. “A carne é tão boa que a gente come ela crua”, disse Watenberg.

Assim, enquanto falava, o chef ia desmembrando a peça de Entrecôte Hereford. Em nenhum momento ele precisou utilizar a faca ou fazer algum tipo de força para separar a peça em suas duas partes: o ojo de bife e o ribeye cap, cortes hoje também disponibilizados no restaurante. A ausência da utilização de faca na realização do corte comprova uma das qualidades inerentes às raças Hereford e Braford: a maciez do produto.

 

Depois de separadas as duas partes, Watenberg finalmente cortou a carne em fatias bem finas e em seguida picou em cubinhos bem pequenininhos. Em um bowl largo colocou a carne picada, juntando em seguida os demais ingredientes sugeridos, como cebola roxa, alcaparras e maionese de chimichurri. Depois de misturado, o tartare de Entrecôte Hereford foi servido com torradinhas.

No segundo momento foi a vez de ensinar o passo a passo do Hambúrguer, que levava ainda na receita bacon, queijo provolone e maionese de chimichurri. O processo de preparo do hambúrguer era o mesmo do tartare. Cubos pequenos e fininhos de carne, acrescidos de bacon. Ao misturar os dois ingredientes teríamos a liga necessária para a realização do Burger na chapa ou na grelha. Depois de esclarecer rodas as dúvidas dos Hamburguermaníacos, os inscritos foram até a rua onde também devoraram seus Burgers.

Já na rua, preparando a carne na grelha

No domingo foi a vez de comercializar 60 unidades do lanche. Mais um dia de sucesso de público com a presença do sócio e criador Fernando Cavalcanti. “Achei o evento muito legal, a junção da Casa Roubadinhas com Vermelho Burger & Steaks e a Carne Certificada Hereford deu super certo! Hambúrguer bem feito, suculento e com o sabor único da Carne Certificada Hereford”, destacou Cavalcanti, que estava lá acompanhado da família.

Sócio e criador Fernando Cavalcanti prestigiou o evento com a esposa e a filha

No próximo sábado, dia 18 de fevereiro, a Carne Certificada Hereford e o Vermelho estarão por lá em mais um evento exclusivo. Antes disso, quem quiser apreciar as iguarias pode procurar o restaurante em Porto Alegre. Fica no Viva Open Mall (Av. Nilo Peçanha, 3228 Lojas 20 e 21), Chácara das Pedras. O steak tartare sai por R$ 24, já o Hambúrguer picado na faca por R$ 44.

Laura Bier Moreira e sua tradicional roubadinha no Burger

Informações pelo Fone: (51) 3333 0253. Horários de funcionamento: De segunda a sexta das 12h às 14h30 e das 19h às 23h / Sábados das 12h às 16h e das 19h às 23h30 / Domingo das 12h às 16h. www.facebook.com/vermelhogrill / @vermelhogrill

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Translate »