Parceria com a ABHB possibilitou forma diferente de ver o negócio de Carne Certificada ao Frigorífico São João

Primeira planta frigorífica a certificar carcaças Hereford, Braford e de suas cruzas fora do Rio Grande do Sul, o Frigorífico São João admite os diferenciais de se trabalhar com Carne Certificada na atualidade. De origem britânica, as raças se destacam por produzir carnes macias, com marmoreio das fibras, critério muito valorizado pelos consumidores mais exigentes dos cortes prime, pois proporcionam maior sabor e suculências inigualáveis.

A Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Rosa de Freitas, em visita ao Frigorífico São João na primeira quinzena de janeiro

Há tempos que o Frigorífico São João incentiva a produção de carne de qualidade, vinda de animais jovens e bem terminados, através do pagamento diferenciado aos produtores. Em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), participa do Programa Novilho Precoce, que retorna ao produtor uma percentagem do valor pago pelo frigorífico pelo rebanho.

Conforme Nazaré Marangoni, responsável pelo Departamento Comercial da Empresa, o processo de implantação da certificação colocou a planta num patamar de diferenciação no mercado de carnes especiais.  Confira a entrevista na íntegra a seguir:

1)      Conte-nos o porquê da adesão ao Protocolo de Rastreabilidade de Adesão Voluntária Carne Certificada Hereford (PRAV – CCH), vinculado ao Programa Carne Pampa da ABHB. Como foi o início da parceria do Frigorífico com a entidade?

Começamos com a Certificação de Carne Hereford em julho de 2015, o 1º Frigorífico fora do Rio Grande do Sul a ter esta certificação, isto foi muito importante para o Frigorífico São João, pois nos colocou num patamar de diferenciação no mercado de carnes especiais.

2)      No que se refere ao relacionamento com os criadores, a certificação realizada pela ABHB ajuda de alguma forma na redução de conflitos referentes aos abates? Poderia dar um exemplo?

Como nossa classificação é mais “apertada” que nossos concorrentes, pois exigimos gordura 3+, e somente desossamos novilhas e novilhos castrados, muitos produtores questionam que se tem padrão racial porque não passa na classificação? Porque não basta somente ter raça, tem que ter acabamento de gordura, conformidade de carcaça, entre outros, pois quem consome este produto quer diferenciação, quer nobreza.

3)      Que benefícios, com relação ao processo industrial, o PRAV – CCH trouxe a sua planta frigorífica?

A visita do Lucas (Christofer Teodoro Sena, Supervisor de Qualidade do Programa Carne Pampa na empresa Associação Brasileira de Hereford e Braford), foi muito importante para nossa equipe, pois nos trouxe novas ideias e uma forma diferente de ver o negócio de Carne Certificada.

4)      Por um breve período o Brasil teve questionada a qualidade de seus produtos de origem animal. A situação trouxe debates sobre o procedimento de garantia de qualidade para manutenção da segurança alimentar do consumidor. O Protocolo Carne Certificada Hereford é um diferencial para o frigorífico nessas questões de segurança alimentar? Porque?

O Frigorífico São João sempre trabalhou para ser transparente perante seus clientes e consumidores, por esta razão não fomos afetados pelos problemas que atingiram outros frigoríficos, mas com certeza ter os protocolos de Carne Certificada é um diferencial a mais, e nos coloca numa posição privilegiada em relação a outros frigoríficos, pois mostra a confiança das Certificadoras no trabalho do Frigorífico São João.

5)      De que forma as ações, eventos e parcerias da ABHB auxiliam na divulgação dos seus produtos com o selo Carne Certificada Hereford e na promoção dos produtos da indústria frigorífica como um todo?

Ainda não foram feitas ações em Santa Catarina, que é nossa área de atuação, então não podemos responder.

6)    Muitos profissionais da gastronomia têm procurado adquirir produtos certificados por entidades ligadas a produção e sem fins lucrativos compromissadas com a qualidade e a garantia de procedência “do pasto ao prato”. Isso pode incrementar muito o mercado da carne certificada em 2018? Quais as suas expectativas para a Carne Certificada Hereford para 2018?

Esperamos que em 2018 tenhamos mais animais Certificados Hereford, pois a demanda existe e está crescendo a cada dia.

Contato:

Endereço: Rodovia SC 415, Km 75,5 | São João do Itaperiú | Santa Catarina | Brasil

Telefone: 47 3458.3000

Site: www.frigorificosaojoao.com.br

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »