CNA e ABHB assinam acordo de cooperação para Certificação Hereford e Braford dia 09 na FARSUL
Na próxima segunda-feira (09/11), a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), oficializarão na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL, em Porto Alegre – RS, o acordo de cooperação entre as entidades que viabiliza o funcionamento dos Protocolos de Adesão Voluntária Carne Certificada Hereford e Carne Braford Certificada, pertencentes ao Programa Carne Pampa da ABHB, na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA – MAPA).
O evento, que acontecerá às 14 horas, contará com a presença do Presidente da CNA, João Martins Jr, dos Presidentes da Farsul, Carlos Sperotto, e da ABHB, Luciano S. Terra, além de representantes de diversas entidades ligadas ao setor e produtores de Hereford e Braford.
Desde o dia 28 de agosto último, as novas regras de rotulagem para denominação de raças bovinas nas carnes brasileiras estão em vigor com o objetivo garantir mais segurança e transparência ao consumidor e permitir a ampliação e conquista de mercados internacionais.
“Hoje a Certificação Hereford e Braford integram o sistema de certificação oficial do Brasil, o que nos dá o mesmo status das certificações internacionais, com equivalência a realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA”, explica Fernando Lopa, CEO da ABHB.
O que são os Protocolos de Sistemas de Rastreabilidade de Adesão Voluntária:
O MAPA é a instituição oficial brasileira responsável por fiscalizar a identificação e certificação dos rebanhos nacionais de bovinos e bubalinos das propriedades participantes dos protocolos dos sistemas de rastreabilidade de adesão voluntária, que estabelecem um conjunto de regras e procedimentos cujas garantias são utilizadas como base para a certificação oficial brasileira de produtos cárneos.
Cabe, por lei, à CNA, a gestão dos protocolos de adesão voluntária, que visem embasar a certificação oficial brasileira, sendo necessário que a empresa interessada em fazer menção a raça bovina nos rótulos de seus produto comerciais tenha protocolo aprovado entre a CNA e a respectiva associação representativa da raça no Brasil. Os protocolos firmados indicam as garantias que serão repassadas ao Serviço de Inspeção, que autorizará a menção de Carcaças das raças Hereford e Braford na rotulagem das empresas que cumpram os requisitos constantes nos protocolos.
Ascom ABHB