Carne Hereford encerra 2017 com recorde no Frigorífico Silva

Prestes a comemorar duas décadas de existência, o Programa Carne Pampa – programa oficial de qualidade das carnes bovinas provenientes das raças Hereford, Braford e suas cruzas – criado em 1998 pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), encerrou o ano de 2017 celebrando um resultado histórico: o maior abate mensal de animais certificados já realizado em uma planta frigorífica parceira. O recorde foi alcançado pelo Frigorífico Silva, de Santa Maria – RS, que fechou dezembro acima de 4 mil animais certificados.

“Temos que comemorar os números alcançados no ano passado”, destacou o CEO da ABHB, Fernando Lopa. “Eles foram muito superiores aos projetados no início do ano, quando foi anunciada a saída do Frigorífico Marfrig do Programa. Naquele momento havia uma previsão de queda superior a 30% no número total de animais certificados. O cenário parecia ainda mais sombrio com a crise política e econômica do primeiro semestre e a desvalorização do preço do gado no Rio Grande do Sul, porém a queda ficou abaixo de 13%, com o frigorífico Silva tendo papel fundamental não só na manutenção dos abates como na abertura de novos mercados para a Carne Certificada Hereford”, completou.

O crescimento na procura pelos cortes Hereford, a consolidação no cenário nacional da carne no meio gastronômico e a parceria firmada com novas plantas frigoríficas ajudaram a modificar o cenário final. O número de abates não só cresceu de forma considerável no último semestre, como possibilitou o aumento no número total de desossa com o selo Carne Certificada Hereford no ano passado, 3,631%, com quase 1.150 tonelada certificada. O número de animais certificados em relação ao número de animais apresentados para certificação em 2017 também aumentou em 10 pontos percentuais, ultrapassando, pela primeira vez em 10 anos, a barreira dos 50% de aproveitamento, mostrando que o produtor direcionou os seus melhores animais para o Programa, a fim de obter melhores remunerações para seus animais com genética HB.

“Isso mostra uma tendência de crescimento do programa e uma grande aceitação da Carne Certificada Hereford pelo mercado consumidor nos mais diversos cortes. Estamos muito animados para 2018, já que os números de janeiro seguem em alta e há um crescimento de abates certificados em todas as plantas parceiras”, adiantou Lopa, ao comemorar o fato de os produtores ganharem, através do Programa, remuneração até 10% superior ao valor pago pelo mercado.

Animais Padrão Racial HB

No total, em 2017, foram 41.925 exemplares certificados, de 78.026  animais apresentados nas sete Plantas Frigoríficas parcerias ao longo do ano passado: Silva, Famile, Producarne e Marfrig, no Rio Grande do Sul, São João e El´Golli, em Santa Catarina, e Novicarnes, no Paraná.

Para ser enquadrado para receber o selo Carne Certificada Hereford, participante do sistema oficial de certificação brasileiro, o animal precisa dispor de no mínimo 50% de genética Hereford em cruzamentos com raças continentais, zebuínas, sintéticas não britânicas compostas ou provenientes de cruzamento industrial ou 50% de sangue Braford, desde que proveniente do cruzamento com fêmeas F1 (meio sangue) de outras raças britânicas, além de apresentarem requisitos mínimos de gordura, peso e idade estabelecidos pelo programa ao abate.

Para o Coordenador da Plataforma de Gestão da Certificação, Raoni Gonçalves Lopes, o ano de 2017 trouxe muitas conquistas na expansão e consolidação da marca e do selo Carne Certificada Hereford. “Com a saída da planta do Marfrig no Rio Grande do Sul, os números de certificação ficaram um pouco prejudicados, o que nos oportunizou, todavia, a buscar novos parceiros frigoríficos que nos possibilitassem atender a toda essa demanda por cortes CCH bonificando de forma diferenciada os criadores das raças”. Passaram a compor o rol de parceiros do Programa Carne Pampa os frigoríficos Famile e El´Golli.

Lançado de forma pioneira, o Programa Carne Pampa abriu as portas para diversos programas de certificação de carne de qualidade no Brasil. Além de poderem disputar os melhores preços no mercado, os produtores de Hereford e Braford que aderiram ao programa têm a vantagem de obter mecanismos claros e confiáveis de negociação através de indicador de referência de mercado (cepea, scoth, etc.), cujo objetivo é garantir um preço mínimo de negociação sempre acima dos valores médios praticados pelo mercado. Os valores a serem pagos pelos animais no RS podem ser conferidos diariamente no site da ABHB (www.abhb.com.br).

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »