Churrascada, o maior festival carnívoro do Brasil, é surpreendido pelo sabor da CCH
Cerca de mil pessoas circularam no último sábado (3) pelo antigo moinho da família Matarazzo no bairro Brás, em São Paulo, vivenciando uma experiência única: um verdadeiro culto familiar à carne, ao fogo e à fumaça. Assim foi a quarta Edição da Churrascada, realizada com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford, através do Programa Carne Pampa, que esteve presente no evento pela primeira vez com costelas de janela 100% Certificadas Hereford sendo preparadas pela Embaixadora da CCH, a Churrasqueira Clarice Chwartzmann. Produzidas pelo Frigorífico Marfrig, foram enviadas a São Paulo pelo parceiro da Carnes do Sul.
Foram 150 quilos preparados com muito carinho e profissionalismo desde às 5 horas da manhã de sábado. E o desfecho não poderia ser melhor: em pouco mais de duas horas de atividade, as 25 peças de costela janela haviam esgotado. Muita curiosidade envolvida, público fascinado e encantado com o sabor da #CCH.
“Melhor do que fazer a Churrascada, é fazer a Churrascada com Carne Certificada Hereford. Transformamos 150 quilos de costela Hereford em muito mais sabor. Foi muito mais satisfatório do que qualquer outra churrascada que já participei. A equipe está de parabéns, foi uma sinergia absoluta”, afirmou Clarice. Estiveram com ela Brunno Ardissone, Maria Ines Dalmeida, Priscila Franzeck Barbosa e Rodrigo Severino.
Os responsáveis pelo evento são a Agência Haute, representada por Felipe Aversa, mais o açougueiro Rogério Betti e o chef Gustavo Bottino. Bottino estava animado com mais este sucesso alcançado e contou que quando ainda vislumbravam o evento imaginavam ele como uma grande festa junina. “Queríamos um ambiente familiar e descontraído. Acho que conseguimos”, admitia ele, para quem o diferencial do evento é a disputa do bem que se estabelece entre os diversos chefs que trabalham duro para surpreender o público presente.
Churrasco ancestral
O evento, que tem como essência o churrasco ancestral, é um verdadeiro festival para amantes da carne. No local, mais de 15 bancadas de diferentes e novos chefes trazendo novidades e um formato remodelado de churrasco. “Deu gosto de estar aqui presenciando a galera animada comendo Hereford. Inspirador e motivante”, admitiu Laura Bier, da Plataforma Roubadinhas, parceira da ABHB. Ela viajou a São Paulo com o objetivo de conhecer o evento e tentar trazê-lo a Porto Alegre.
As carnes servidas tiveram diferentes modos de preparo. Além dos métodos já tradicionais da Churrascada (grelha, espetos no chão, tambores, rotisserie e parilla), a 4ª edição contou com dois novos métodos: smokehouse, uma casa de defumação de onde sairam charcutarias variadas preparadas por Edu Jarussi e firewall, parede de fogo onde Paula Labaki preparou o melhor do porco caipira.
Uma barraca exclusiva de vegetais, comandada por Élcio Oliveira, e outra de pão a caçador, feito por Moema Machado no fogo de chão, completaram o menu. Para beber, cerveja Budweiser, água e refrigerantes servidos à vontade. Na programação musical, dois palcos recebem atrações para animar a tarde: um com bandas de folk, blues e jazz e outro com moda de viola, garantindo muito sertanejo.
Páris Piedade Neto, diretor de plataformas tecnológicas da Globo, contou que foi em todas as edições, sempre acompanhado do filho. “Está cada vez melhor, mais animado e mais gostoso”, confessou. Eles repetiram pelo menos três vezes a Carne Hereford. “Meu filho adora costela, é uma tradição e sempre que podemos cozinhamos juntos em casa. E esta está sensacional”, disse ele.
Carlos Bertolazzi e Marcelo Neves, apresentador do SBT e membro da Ogrostronomia, respectivamente, também prestigiaram a banca da Clarice e da CCH parabenizando pelo sucesso da Carne, a primeira a encerrar as atividades.
“Estamos aqui desde às 5 horas da manhã”, contou Clarice. “Chegamos cedo para acomodar as carnes e garantir um fogo perfeito”. No preparo, apenas sal, carinho e muita paciência.
“Foi um longo relacionamento entre a carne, o osso e o fogo. O segredo é a altura e o tempo de cocção da carne. Trabalhamos 90% do tempo com o osso para baixo”, contou Clarice.
O evento teve picos de destaque e a Carne Certificada Hereford foi sem dúvidas um dos mais importantes e evidentes. As filas enormes e o público fazendo questão de repetir deram o tom do sucesso do evento.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB