Acampamento Farroupilha: Embaixadora da CCH encabeça 1ª edição do Festival Comida de Galpão

14184498_10209198836661088_5420504160079638000_n

O hotel Laghetto, em Porto Alegre, foi palco na última segunda-feira para o lançamento de um projeto para lá de inusitado. É o Festival Comida de Galpão, encabeçado pela Embaixadora da CCH, Churrasqueira Clarice Chwartzmann, com o apoio da prefeitura municipal de Porto Alegre, em especial das secretarias de Turismo e Cultura da cidade.

O evento reunirá, entre os dias 3 e 20 de setembro, no Espaço de Hospitalidade, alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul. No último dia, diferentes pratos da culinária gaúcha serão preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade e estarão disponíveis ao público.

“O Festival Comida de Galpão irá levar para o Acampamento Farroupilha reconhecidos chefs e cozinheiros do cenário local para um resgate da cultura e da gastronomia gaúcha”, informou Clarice. Conforme a Churrasqueira, o evento nasce com o propósito de celebrar nossa gastronomia pelas mãos de profissionais espetaculares e valorizar o Acampamento Farroupilha como um espaço único que a cidade precisa começar a vivenciar e valorizar! “Será um evento que entrará para a história”, completou.

Para a ABHB, mais uma parceria que enche a Entidade de orgulho. É a qualidade da Carne Certificada Hereford sendo disseminada pelas mãos de quem entende e conhece como extrair o melhor de um assado: a churrasqueira Clarice Chwartzmann. Serão cinco atividades no total. Na quinta-feira, 8 de setembro, o primeiro jantar com as chefs Arika Messa e Nati Tussi. No dia 13, quem irá comendar o jantar destinado à autoridades e imprensa será a dupla Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora. No dia seguinte está programado um Curso de Churrasco para Mulheres. Dia 16 de setembro Clarice estará recebendo amigos para um almoço e finalizaremos em grande estilo no dia 20 de setembro, quando dez cozinheiros irão preparar diferentes pratos para o público a um custo de R$ 20.

Programação

14199501_10209198698337630_7686915790411172329_n

A atração promete movimentar os piquetes no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), e foi apresentada nesta segunda-feira, 29, pela Prefeitura de Porto Alegre. Durante o lançamento do projeto, Fortunati destacou sua importância para divulgar as tradições gaúchas.

“Temos uma cultura rica, forte, mas muito fechada. O Turismo de Galpão rompe com isso e mostra que estamos abertos a outros povos, outras culturas para mostrarmos que somos diferentes, mas somos brasileiros e respeitamos essa diversidade que faz o nosso país tão plural”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que o projeto fez sucesso na edição extraordinária do Acampamento Farroupilha na Copa de 2014, quando muitos turistas se encantaram com as oficinas e descobriram tradições e costumes até então pouco difundidos internacionalmente.

O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, explicou que o ponto de referência do Turismo de Galpão, na área do parque, será o Espaço de Hospitalidade, localizado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Moraes acrescentou que as atividades proporcionam aos turistas uma experiência única, que é o contato direto com os gaúchos e a nossa cultura. O secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, ressaltou que essa iniciativa, em parceria com a 1ª Região Tradicionalista e a Fundação Cultural Gaúcha, está sendo acompanhada por pesquisadores para servir de exemplo para outras ações de promoção da cultura regional também em outros locais.

Conheça o projeto

image001O Acampamento Farroupilha, realizado anualmente em Porto Alegre, é uma das maiores expressões e manifestações culturais da tradição gaúcha. É lá que uma grande área é construída todos os anos no coração central da capital do Estado, com o intuito de reproduzir fielmente o jeito simples e marcante do povo gaúcho do campo.

Pessoas oriundas de diversas localidades do Estado e fora dele compartilham de momentos únicos como a nossa gastronomia – que tem no churrasco o seu maior ícone de autenticidade e sabor – e que possui uma riqueza inigualável como em nenhum outro Estado brasileiro. Isso por que construímos a nossa identidade através da influência de diferentes povos como o indígena, espanhol, português, italiano, alemão, polonês, entre tantos outros. Desta miscigenação multicultural nasceu e se desenvolveu uma gastronomia que merece e precisa ser eternizada como experiência e aprendizado.

Por tudo isso, Clarice Chawrtzmann, conhecida no Brasil como A Churrasqueira, gaúcha de Passo Fundo que tem colecionado participações exitosas em diversos programas televisivos (como o Mais Você, Saia Justa, Master Chef Brasil), sendo pauta para muitas publicações (revistas Claudia e Globo Rural, Jornal Folha de São Paulo, Valor Econômico e Portal Terra), e viajado o país disseminando não só a cultura, mas também a gastronomia e a tradição gaúcha através de seus cursos de churrasco para mulheres, idealizou e criou o Festival Comida de Galpão. Trata-se de uma plataforma itinerante que será lançada em Porto Alegre durante os dias 8 e 20 de setembro, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, e integrará a programação oficial do Acampamento Farroupilha e do Galpão da Hospitalidade.

Diante do sonho da Churrasqueira de ter um Piquete no Harmonia para disseminar a cultura do Churrasco e do projeto de uma mulher à frente da Churrasqueira, Clarice, que também é membro da Churrascada e Embaixadora da Carne Certificada Hereford e da Coca-Cola, identificou a oportunidade de reunir alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul para que juntos proporcionem uma experiência gastronômica inesquecível. Desta vontade de cultuar a tradição da gastronomia gaúcha, reunir diferentes públicos e viver o Acampamento Farroupilha, nasceu a parceria entre A Churrasqueira, a Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e o Festival Comida de Galpão.

“O Acampamento Farroupilha é uma celebração tão única e especial, que todos devem conhecer. E agora, com o Festival Comida de Galpão, queremos reunir diferentes públicos e propostas para que as pessoas possam sentir e viver este lugar que diz tanto sobre a nossa memória afetiva”, destaca Clarice.

As atividades serão realizadas no Galpão da Hospitalidade, localizado no Acampamento Farroupilha, com o objetivo de provocar a participação e envolvimento de novos públicos para este local tão único e original.  Nesta primeira edição, estão previstas cinco atividades com diferentes convidados e propostas, reunindo profissionais da área gastronômica que serão desafiados a criar cardápios usando diferentes fogos e preparos, mas sempre buscando a simplicidade e a autenticidade da comida do campo, de galpão, da nossa origem. E para encerrar, no dia 20 de setembro, dia mais emblemático da Revolução Farroupilha, o Festival irá reunir alguns dos mais criativos cozinheiros da cidade, para criar e servir comidas típicas gaúchas com uma leitura contemporânea, mas bem no espírito galpão e comida de rua. image001 (1)

Para quem nunca entrou no Acampamento Farroupilha, mas viaja o mundo buscando experiências inusitadas e que promovam o resgate cultural das mais diversas localidades, está será uma grande oportunidade de conhecer, prestigiar e desfrutar este evento que celebra a tradição gaúcha. Propomos principalmente para o dia 20 de setembro uma visita com o coração aberto, livre de pré-conceitos, para entender e sentir tradições, costumes e principalmente sabores. Somado a isto, a oportunidade de ver de perto grandes profissionais cozinhando ao alcance de todos produtos genuinamente gaúchos e locais.

Tudo o que propomos é valorizar a nossa gastronomia pelas mãos de chefs amplamente reconhecidos no cenário local, sem nunca esquecer de resgatar o fogo. Conceito de uma história pioneira que tem levado o Rio Grande do Sul para o Brasil todo. Vamos reunir fogo, paixão, sabores, tradição e união. Somado a isto, uma churrasqueira, vários fogos e excelentes profissionais. Ingredientes essenciais para tornar qualquer momento mágico, agregador e único.

Serviço

Festival Comida de Galpão

Acampamento Farroupilha

Quando: atividades programadas entre 8 a 20 de setembro

Dia 8/9: Jantar com Arika Messa e Nati Tussi

Dia 13/9: Jantar com Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora

Dia 14/9: Curso de Churrasco para Mulheres

Dia 16/9: Almoço

Dia 20/9: Cozinheiros no Galpão

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »