Carne Hereford amplia expressivamente a visibilidade de produtos do Famile em seis meses
Durante o período de férias coletivas da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) – que se estende até o dia 31 de janeiro – estaremos publicando uma série de entrevistas com os Frigoríficos parceiros do Programa Carne Pampa com o objetivo de disseminar ações e percepções sobre a parceria visando o mercado da carne de qualidade. Pioneiro, o Programa Carne Pampa é o mais antigo em funcionamento no Brasil e, ao longo destes anos, aprimorou constantemente seus processos de certificação de produtos cárneos, ampliando o número de parceiros e tornando-se referência no setor.
Nesta entrevista, conversamos com Fábio Chiattone Corvello, um dos diretores do Frigorífico Famile, último a ingressar no programa, que dispõe na atualidade de cinco plantas frigoríficas parceiras, localizadas nos três estados do Sul do Brasil. O contrato entre a ABHB e o Frigorífico foi assinado no dia 04 de maio de 2017 com o objetivo de garantir a realização da certificação de carnes bovinas procedentes de animais das raças Hereford e Braford e seus cruzamentos.Desde então, a planta tem aumentado consideravelmente as vendas com a comercializado de cortes 100% Certificados Hereford – sinônimos de qualidade, suculência, maciez e marmoreio inigualáveis – no mercado gaúcho.
Destaque para a parceria firmada com a loja de carnes porto-alegrense Pampas Prime, do empresário gaúcho Volmir Ângelo Carboni. Todos os cortes certificados Hereford vendidos no local são produzidos pela planta pelotense.
O primeiro abate experimental certificado pela ABHB aconteceu no dia 1º de agosto de 2017 e contou com 35 animais com carcaças de animais Hereford e Braford muito bem-acabadas e conformadas. Hoje, o estabelecimento disponibiliza para os criadores das raças HB no Rio Grande do Sul uma oportunidade única, no qual os participantes terão seus animais (machos e fêmeas) bonificados em até 5% acima do preço do mercado. Outro diferencial oferecido pelo Famile é o pagamento a vista de 90% do peso vivo dos animais, com o pagamento das bonificações em até 5 dias úteis.
A planta está localizada no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e tem como missão produzir produtos com alta qualidade e confiabilidade, desde sua origem até o consumidor final, buscando ser referência em qualidade nos processos de produção. É desta forma que o frigorífico conta com um setor de qualidade treinado para que todos parâmetros exigidos sejam respeitados, deixando assim a empresa segura para atingir suas metas de produção. Leia a seguir a entrevista na íntegra.
1) Conte-nos o porquê da adesão ao Protocolo de Rastreabilidade de Adesão Voluntária Carne Certificada Hereford (PRAV – CCH), vinculado ao Programa Carne Pampa da ABHB. Como foi o início da parceria do Frigorífico com a entidade?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes na seleção dos produtos que adquirem e a nossa empresa tem como objetivo entregar produtos de alta qualidade. Vimos no Programa Carne Pampa uma oportunidade para associar a nossa marca a uma outra que também privilegia a entrega de produtos de excelência e também alcançarmos um público alvo bem específico, no consumo de produtos com alto valor agregado. A parceria entre o frigorífico e a associação iniciou e fluiu naturalmente, ambas as partes se dedicaram para que o programa se incorporasse no nosso dia-a-dia e, com esse empenho, rapidamente conseguimos incorporar o programa nos processos da empresa.
2) No que se refere ao relacionamento com os criadores, a certificação realizada pela ABHB ajuda de alguma forma na redução de conflitos referentes aos abates? Poderia dar um exemplo?
A nossa empresa tem um procedimento particular na compra de gado, sendo a mesma feita praticamente toda em peso vivo e pagamentos à vista. Podemos dizer que no que diz respeito a relacionamento com criadores, o programa nos abriu novos horizontes, nos conectando a criadores que realizam um trabalho de excelência no gado que criam e nos fornecem para abate, consequentemente nos proporcionando levar uma carne de alta qualidade aos nossos clientes.
3) Que benefícios, com relação ao processo industrial, o PRAV – CCH trouxe a sua planta frigorífica?
Ao atingirmos um mercado de consumidores de carnes de alto padrão obtivemos diversos comentários/críticas em relação aos nossos produtos, que nos fizeram olhar para dentro da nossa produção e ajustar alguns pontos bastante específicos, que incrementaram a qualidade e apresentação dos nossos produtos.
4) Por um breve período o Brasil teve questionada a qualidade de seus produtos de origem animal. A situação trouxe debates sobre o procedimento de garantia de qualidade para manutenção da segurança alimentar do consumidor. O Protocolo Carne Certificada Hereford é um diferencial para o frigorífico nessas questões de segurança alimentar? Porque?
O Protocolo Carne Certificada Hereford proporciona um conhecimento, por parte do consumidor, da origem dos produtos que o mesmo está consumindo. Conseguimos, com o auxílio do Protocolo, garantir aos consumidores a origem do produto e as características do animal abatido, proporcionado uma experiência completa da cadeia produtiva, desde o criador, até a mesa.
5) De que forma as ações, eventos e parcerias da ABHB auxiliam na divulgação dos seus produtos com o selo Carne Certificada Hereford e na promoção dos produtos da indústria frigorífica como um todo?
Desde a implantação do Programa Carne Certificada Hereford a visibilidade da empresa foi elevada de forma impressionante, com diversos contatos tanto de fornecedores quanto de consumidores buscando realizar negócios com a empresa.
6) Muitos profissionais da gastronomia têm procurado adquirir produtos certificados por entidades ligadas a produção e sem fins lucrativos compromissadas com a qualidade e a garantia de procedência “do pasto ao prato”. Isso pode incrementar muito o mercado da carne certificada em 2018? Quais as suas expectativas para a Carne Certificada Hereford para 2018?
Como já comentado, cada vez mais os consumidores estão elevando o nível de exigência em relação aos produtos consumidos e os estabelecimentos comerciais já identificaram essa demanda e estão buscando parceiras com os frigoríficos para terem garantia de fornecimento desses produtos. Nosso objetivo é aumentar as parcerias com clientes para o fornecimento de CCH, o que nos dá garantia de colocação no mercado dos produtos provenientes do programa bem como uma ótima visibilidade da nossa marca.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB