Em live especial, ABHB divulga vencedores do Ranking Nacional HB

Todos os anos nesta mesma época, como tradição, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realiza o coquetel de premiação aos melhores do ano. O evento busca reconhecer o trabalho dos criatórios que se destacaram na qualidade e no alto padrão genético apresentado nas inúmeras ações realizadas ao longo do ano. Em 2020, assim como todas as outras atividades, a premiação precisou ser diferente.

Em meio a um ano de muitos desafios, a ABHB, mais uma vez, foi exemplo de inovação ao apresentar os grandes Destaques das raças em uma live especial. A transmissão, realizada na noite desta segunda-feira, dia 28 de dezembro, reuniu cerca de 80 pessoas que puderam acompanhar ao longo de 1h30, os momentos mais marcantes das raças Hereford e Braford de 2020 e a divulgação da premiação dos destaques do ano.

O evento contou com a apresentação do gerente de operações, Felipe Azambuja, e da jornalista da entidade, Dhésika Vidikin. “Neste ano atípico, em que enfrentamos essa pandemia, a ABHB se reinventa novamente para chegar até os criadores com notícias, interação, buscando sempre estar perto, sem estar junto”, destacou Azambuja.

O presidente da ABHB, Luciano Dornelles, saudou a todos na abertura da live e explicou que a ABHB buscou trazer essa novidade para contemplar, mais uma vez, a lacuna do evento presencial. “É uma noite diferente, nós que estávamos acostumados a uma festa do Ranking com todos os criadores presentes comemorando, hoje vamos confraternizar através da transmissão. Mas o mais importante é que não poderíamos deixar de agraciar os vencedores e curtir esses momento” relatou.

Antecipando o grande momento das premiações para os criatórios vencedores foi realizada uma retrospectiva sobre o ano de 2020 da ABHB e ao longo de toda a programação os telespectadores puderam conhecer os Destaques do ano.

Na raça Hereford a Cabanha Touro Passo, de Ricardo e Guilherme Duarte, de Uruguaiana (RS) colocou, mais uma vez, seu nome na história da raça. A propriedade conquistou a colocação nove vezes no Ranking Nacional de Criadores HB, além de levar pra casa vice-campeonatos e terceiros lugares.

Já na raça Braford o título foi inédito. A Estância São Bento, de Otto Manoel Alves de Alves, de Santana do Livramento (RS) gravou pela primeira vez o nome na placa dos campeões do Ranking Nacional.

Vitor e Jacques Leston, da Agropecuária Dom Vitor, de Santa Vitória do Palmar (RS), e Manoel Zirbes Rodrigues, da Cabanha Santa Camila, de Alegrete (RS), ficaram com o vice-campeonato. O terceiro lugar foi para Ney e Paulo Azambuja, da Fazenda Santa Tereza, de Arambaré (RS), e Ademir Hoinaski Filho, da Fazenda 2A, de Honório Serpa (PR), nas raças Hereford e Braford, respectivamente.

Durante a transmissão foram divulgados também os destaques das ações realizadas pela ABHB como Remates Oficiais, Prova de Avaliação a Campo, Teste de Eficiência Alimentar, Programas de Melhoramento Genético PampaPlus e Conexão Delta G, Programa Carne Pampa e parceiro Núcleo Jovem HB.

RETROSPECTIVA 2020

Apesar dos grandes desafios deste ano as raças Hereford e Braford foram destaque em diversos eventos do cenário Nacional. As atividades iniciaram no mês de janeiro com a abertura da ferramenta do PampaPlus Net para todos os sócios.

Conforme explicou a Superintente do Registro Genealógico e Coordenadora do PampaPlus, Natacha Lüttjohann, o Programa de Melhoramento Genético apresentou um aumento de 7% nas avaliações, sendo 6% na avaliação de desmame e 1% nos animais sobreano. “Foram mais de 15 mil animais avaliados neste ano de 2020, o que nos deixa muito feliz e certos que o programa segue firme, rumo ao crescimento”.

No mês de fevereiro foi realizado o primeiro abate do Frigorífico Verdi, de Pouso Redondo (SC). A parceria entre o Programa Carne Pampa e a indústria foi firmada ainda no ano de 2019. “Nós devemos fechar o ano com praticamente 40 mil cabeças certificadas nos nossos frigoríficos parceiros, o que representa um acréscimo de mais de 5% em relação ao ano de 2019. E possivelmente 2021 será um ano ainda melhor para o Programa Carne Pampa”, afirmou Eduardo Eichenberg, vice-presidente da ABHB e diretor do Programa Carne Pampa.

Integrando a intensa programação da ABHB foi realizado em março o evento Carne Pampa e Gente, em Uruguaiana (RS) que aproximou o público consumidor da Carne Certificada Hereford. “Esses eventos são de extrema importância, pois conseguimos estreitar as relações junto aos consumidores a levando todos os atributos da nossa carne”, explicou a gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas.

Ainda no mês de março foram realizados dois eventos que ressaltaram a excelência das raças Hereford e Braford. A primeira etapa do Ranking Nacional de Criadores, na Expobel, na cidade de Francisco Beltrão (PR), e a divulgação dos vencedores da Prova de Avaliação a Campo 2019/2020.

E foi no final do mês de março que a pandemia do Covid-19 surgiu e a ABHB se reinventou através das lives e conteúdos digitais. “A pandemia nos trouxe muitas transformações em termos de marketing e divulgação. Apostamos e inovamos na promoção das nossas raças. Foram mais de 9 mil visualizações nas nossas transmissões do Youtube, uma forma de levar aos nossos sócios e simpatizantes das raças HB todos os acontecimentos da nossa entidade”, relatou a diretora de marketing da ABHB, Celina Maciel.

Em abril a ABHB lançou o Programa de Fomento, mais um benefício aos criadores visando a expansão das raças de Norte a Sul. Conforme explica o gerente do Programa, Miguel Ferreira, o projeto visa identificar touros Hereford superiores quando cruzados com vacas zebuínas. Além de avaliar todo o ciclo pecuário desses animais meio sangue, desde o nascimento até o abate. “Para que tudo isso aconteça fechamos importantes parcerias ao longo do ano, como Embrapa Cerrado, Aval Serviços Tecnológicos, a Dra. Angélica, responsável pelo laboratório de carne da USP, e a Agropecuária Tamareira”.

No mês de maio outra grande inovação da entidade: a Dupla Marca para fêmeas. A novidade visa dar mérito àquelas fêmeas superiores nos Programas Genéticos. “Foi um grande avanço, pois essas fêmeas serão as futuras doadoras das raças. Demos um grande passo que futuramente surgirá como resposta produtiva para as mães”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Aldo Tavares dos Santos.

Já em junho aconteceu o encerramento do Teste de Eficiência Alimentar (TEA) e o início de mais uma edição da Prova de Avaliação a Campo. Ainda em junho o Núcleo Jovem HB realizou uma grande capacitação virtual que reuniu mais de 300 jovens.

Em julho a Associação participou da exposição Bioma Pampa, uma parceria com a loja Pampas Prime. Já o mês de agosto foi marcado por dois eventos online para criadores e técnicos. “O meio virtual é mais uma ferramenta que nos ajuda a trabalharmos na comercialização e divulgação das raças Hereford e Braford”, destacou o vice-presidente de promoção das raças, Celso Jaloto.

No mês de setembro aconteceu a Super Live HB, mais uma iniciativa para preencher lacunas da não realização dos principais eventos como Nacional e Expointer. Ainda em setembro iniciou-se a temporada de eventos oficias, que se estendeu durante os meses de outubro e novembro. “Tivemos uma primavera fabulosa, com mais de 50% de faturamento nos machos Hereford e Braford e mais de 80% das fêmeas, gerando um faturamento total de 27 milhões nos remates oficializados pela ABHB. Todos esses números nos garantem que realmente o produto Hereford e Braford se sustentou nas pistas”, comemorou o diretor administrativo, Eduardo Soares.

Já no mês de outubro a ABHB prosseguiu com o Ranking Nacional de Criadores, através das exposições de Bagé e Santa Vitória do Palmar. Conforme destaca o diretor financeiro, Gustavo Camponogara, essas duas exposições marcaram a retomada dos eventos oficiais de forma presencial. “Um retorno muito importante tanto para as nossas raças, quanto para a manutenção do nosso ranking de criadores, no qual demos continuidade através dessas exposições”.

E por falar em Ranking, o diretor de eventos da ABHB, Fernando Lopa, destaca que essa atividade busca premiar os criatórios de HB que se destacaram com seus animais nas inúmeras ações organizadas pela Associação. “Nosso objetivo é que todos criadores possam concorrer em várias modalidades de concursos e façam seus criatórios se destacarem para a pecuária Nacional”, explicou.

Outro mês importante para as raças Hereford e Braford foi novembro, em que realizou-se o 7º Concurso de Carcaças Carne Pampa. O evento, realizado na unidade industrial do Frigorífico Silva, em Santa Maria, se destacou pela qualidade e número de animais apresentados. Os resultados do Concurso foram apresentados na Live da Desossa. Finalizando as atividades da ABHB, no mês de dezembro aconteceu o encerramento das auditorias técnicas pelo setor do Registro Genealógico.

A transmissão completa está disponível no canal do Youtube da ABHB através do link https://www.youtube.com/watch?v=Ap_vUWMX8vk

Confira a lista de premiados:

HEREFORD

CAMPEÃO: CABANHA TOURO PASSO

2º LUGAR: AGROPECUÁRIA DOM VITOR

3º LUGAR: FAZENDA SANTA TEREZA

CAMPEÃO ETAPA EXPOFEIRA DE BAGÉ: CABANHA TOURO PASSO

CAMPEÃO ETAPA EXPOFEIRA DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR: 
AGROPECUÁRIA DOM VITOR

CAMPEÃO ETAPA EXPOFEIRA DE FRANCISCO BELTRÃO: CONDOMÍNIO RIO DAMAS

MELHOR EXPOSITOR MODALIDADE ARGOLA: CABANHA TOURO PASSO

MELHOR EXPOSITOR MODALIDADE RÚSTICO: AGROPECUÁRIA DOM VITOR

 

BRAFORD

CAMPEÃO: ESTÂNCIA SÃO BENTO

2º LUGAR: CABANHA SANTA CAMILA

3º LUGAR: FAZENDA 2A

CAMPEÃO ETAPA EXPOFEIRA DE BAGÉ: FAZENDA ESPERANÇA

CAMPEÃO ETAPA EXPOFEIRA DE FRANCISCO BELTRÃO: FAZENDA 2A

MELHOR EXPOSITOR MODALIDADE ARGOLA: FAZENDA ESPERANÇA

MELHOR EXPOSITOR MODALIDADE RÚSTICO: FAZENDA 2A

 

HEREFORD

PROVA DE AVALIAÇÃO A CAMPO – PAC – 2019/2020

1º LUGAR: FAZENDA SANTA TEREZA

2º LUGAR: ESTÂNCIA SÃO FRANCISCO XAVIER

3º LUGAR: FAZENDA SANTA TEREZA

TESTE DE EFICIÊNCIA ALIMENTAR – TEA

1º LUGAR: ESTÂNCIA SÃO FRANCISCO XAVIER

2º LUGAR: ESTÂNCIA DO BOLSO

3º LUGAR: ESTÂNCIA SÃO FRANCISCO XAVIER

 

BRAFORD

PROVA DE AVALIAÇÃO A CAMPO – PAC – 2019/2020

1º LUGAR: ESTÂNCIA SÃO BENTO

2º LUGAR: CABANHA SANTA CAMILA

3º LUGAR: ESTÂNCIA SANTA GERTRUDES

TESTE DE EFICIÊNCIA ALIMENTAR – TEA

1º LUGAR: ESTÂNCIA RETIRO DO OURO

2º LUGAR: AGROPECUÁRIA SERENO

3º LUGAR: ESTÂNCIA SANTA GERTRUDES

 

EVENTOS OFICIAIS

HEREFORD

MAIOR MÉDIA MACHOS HEREFORD EM EVENTOS OFICIAIS:
AGRONEGÓCIOS MÃE RAINHA LTDA

MAIOR MÉDIA FÊMEAS HEREFORD EM EVENTOS OFICIAIS:

AGRONEGÓCIOS MÃE RAINHA LTDA

MACHO MAIS VALORIZADO HEREFORD EM EVENTOS OFICIAIS:
ESTÂNCIA TAMANCA

FÊMEA MAIS VALORIZADA HEREFORD EM EVENTOS OFICIAIS:

AGRONEGÓCIOS MÃE RAINHA LTDA

 

BRAFORD

MAIOR MÉDIA MACHOS BRAFORD EM EVENTOS OFICIAIS:
AGRONEGÓCIOS MÃE RAINHA LTDA

MAIOR MÉDIA FÊMEAS BRAFORD EM EVENTOS OFICIAIS:
ESTÂNCIA CARCÁVIO

MACHO MAIS VALORIZADO BRAFORD EM EVENTOS OFICIAIS:
ESTÂNCIA BELA VISTA

FÊMEA MAIS VALORIZADA BRAFORD EM EVENTOS OFICIAIS:
ESTÂNCIA CARCÁVIO

EVENTO OFICIAL COM MAIOR FATURAMENTO EM EVENTOS OFICIAIS:
CONEXÃO PAMPA

 

PAMPAPLUS

TOP PAMPAPLUS HEREFORD: SJ R162 – AGROPECUÁRIA SÃO JORGE LTDA
TOP PAMPAPLUS BRAFORD: 
MÃE RAINHA 323 38-3952

 

CONEXÃO DELTA G

HEREFORD: WOLF AGRICULTURA E PECUÁRIA
BRAFORD: AGROPECUÁRIA CATY

 

PROGRAMA CARNE PAMPA

PRODUTOR QUE MAIS ABATEU NO PROGRAMA CARNE PAMPA: FRIGORÍFICO SILVA
PRODUTOR COM MAIOR PERCENTUAL DE ANIMAIS CERTIFICADOS PELO PROGRAMA CARNE PAMPA: ESTÂNCIA SILÊNCIO

 

VII CONCURSO DE CARCAÇAS

MELHOR LOTE HEREFORD: ESTÂNCIA TAMANCA

MELHOR LOTE BRAFORD: FAZENDA SANTA PRENDA

MELHOR LOTE CRUZA HB: ESTÂNCIA PASSO FUNDO

MELHOR CARCAÇA HEREFORD E MELHOR CARCAÇA: ESTÂNCIA PASSO FUNDO

MELHOR CARCAÇA BRAFORD: ESTÂNCIA TARUMAN

MELHOR CARCAÇA CRUZA HB: ESTÂNCIA PASSO FUNDO

 

NÚCLEO JOVEM HB

PARCEIRO NJHB: MIGUEL FERREIRA

Texto: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB28

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »