Batalha do Hambúrguer: Cinco chefs se reúnem em disputa pelo melhor blend de hambúrguer de carne certificada hereford

A vontade de comercializar em nível nacional um blend de hambúrguer certificado Hereford motivou uma competição para lá de inusitada nesta 40ª Expointer. A proposta veio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que encontrou no Frigorífico Silva um parceiro ideal. A planta, localizada em Santa Maria (RS), a mais antiga em funcionamento, certifica carcaças oriundas de animais das raças Hereford, Braford e seus cruzamentos há 11 anos e agora quer embalar, além dos cortes de Carne Certificada Hereford, blends prontos de hambúrguer para atender os consumidores mais exigentes.

Restrita a convidados, jurados e imprensa, a “Batalha” elegerá o blend de carnes e a respectiva receita que levará o selo de qualidade Carne Certificada Hereford. “Ficamos muito lisonjeados em apoiar, pois tínhamos muito interesse em desenvolver um blend especial da linha Hereford”, informou Gabriel Silva, atual diretor comercial da empresa.

Para fazer um hambúrguer saboroso, a primeira das técnicas que os chefs utilizam é o blend de carnes, ou seja, a mistura entre diferentes cortes para que o hambúrguer tenha um sabor único.

“Queremos fazer um produto com assinatura, que seja realmente diferenciado”, completou Silva. Para tanto, a ABHB convidou cinco grandes parceiros de renome nacional para participar da disputa.

Os chefs Marcos Livi (SP) e Marcio Avila (RS), que estiveram com a Associação na abertura da Nacional HB 2017, em Alegrete, realizando uma edição do projeto A Ferro e Fogo, vão participar da batalha, assim como Zi Saldanha, sub chef do programa Hell´s Kitchen Brasil, do SBT, e chef do Bem Sertanejo, que vai ao ar aos domingos no programa Fantástico, da TV Globo. Junto com eles, os grupos Ogrostronomia, do Rio de Janeiro, também parceiros assíduos da Carne Certificada Hereford, e O Assador, grupo com origem aqui em Porto Alegre.

Juntos, os cinco competidores têm a difícil missão de conquistar o paladar dos dez jurados. São eles, o presidente e CEO da ABHB, Luciano Sperotto Terra e Fernando Lopa, respectivamente; os jurados das raças Hereford e Braford na 40ª Expointer, técnicos Pedro Brasil e Luis Rafael Lagreca; e os influenciadores digitais Laura Bier Moreira e Luciano Medeiros, das Plataformas Roubadinhas e O Luxo do Gaúcho.

O cantor e compositor gaúcho Ernesto Fagundes, agendado também para a Noite Portenha do dia 31 de agosto junto com o El Tonel Parrilla, estará entre os jurados, assim como o  Coordenador Estadual de Projetos de Pecuária de Corte do SEBRAE-RS, Roberto Grecellé, que irá proferir uma palestra no estande da ABHB na segunda-feira sobre “A próxima onda da pecuária de corte e as oportunidades para a carne gaúcha”.

João Lemos, da Puerto Parrilla, a primeira loja especializada na venda de parrillas no Brasil, atuando no mercado desde 2008, e Magnus Costa, responsável pelo Marketing do Frigorífico Silva, completam o quadro de jurados.

Regulamento

Conforme o regulamento, o blend deverá conter no máximo 180 gramas e estar acompanhado da receita, com o passo a passo da execução. A degustação será feita uma a uma e o resultado informado na sequência.

O vencedor terá o seu nome, foto e receita nas embalagens dos blends de hambúrguer comercializados em nível nacional pelo Frigorífico, que atualmente atende as redes Zaffari e Bourbon, Pão de Açúcar, Sam´s Club e Prezunic.

Apoiam esta ação as Plataformas Louco e Loucas por Carne, e SG Facas, que estarão presenteando o vencedor com um avental de couro personalizado e facas serigrafadas para cada um dos cinco competidores, respectivamente. A Plataforma Eu Tenho Visto fará a cobertura exclusiva da atividade junto aos chefs.

A disputa irá acontecer no dia 27 de agosto, domingo, às 14 horas, no estande da ABHB na Expointer.

Conheça mais sobre os competidores

Marcos Livi

Gaúcho natural de São Francisco de Paula, o chef Marcos Livi trocou o RS ainda no início da década de 1990 para estagiar em uma rede de hotéis em São Paulo. Passou por grandes casas de show, como Tom Brasil e Via Funchal, para depois mergulhar na gastronomia e despontar hoje entre os principais chefs do Brasil. Fã de cultura, está à frente dos bares Verissimo e Quintana, que prestam homenagem aos autores brasileiros, e acaba de anunciar seu terceiro bar em homenagem a expoentes gaúchos em São Paulo, desta vez ao músico e compositor Lupicínio Rodrigues. Também é sócio proprietário do bar Botica, da delli Officina e da pizzaria Napoli Centrale, no Mercado de Pinheiros, onde também tem o Bioma Pampa, com produtos do Sul. Em 2016 assumiu um novo desafio: o Parador Hampel, uma pousada localizada nos Campos de Cima da Serra, em São Francisco de Paula, onde tem buscado mesclar conforto, aconchego, natureza e gastronomia.

Marcio Avila

Cozinheiro há 19 anos, o chef Marcio Avila esteve no comando da Crêperie por 18 anos. Agora, toca um novo projeto, o Bistrô Pelotense. Lá é possível não só comer, beber e socializar. O espaço também possibilita sensibilizar, educar e celebrar produtos cultivados localmente, incetivando as pessoas a tornarem-se mais conscientes das origens de seus alimentos. É um bairrista nato, valoriza muito seu local e suas origens. O Bistrô Pelotense é a mistura de bom gosto, materiais naturais e cultura. Tornou-se uma experiência notável, daquelas que dá muito orgulho e vontade de bater peito. Em sua cozinha trabalha com produtos locais, de pequenos produtores. Incorpora modos de fazeres tradicionais às técnicas clássicas. Cozinha bastante com o fogo, utiliza ingredientes, receitas e modos de fazer típicos da região sul, valorizando o potencial da matéria-prima. Em seu novo projeto, trouxe a cozinha para dentro do salão ou os clientes para dentro da cozinha. Participa de vários projetos fora de Pelotas, é um grande parceiro do chef Marcos Livi no A Ferro e Fogo, e está à frente da Vitrine da Carne Gaúcha, na Expointer, junto do consultor de carnes Marcelo Conceição.

Zi Saldanha

O chef Zi Saldanha é natural de Porto Alegre, e é formado em Turismo com ênfase em Hotelaria. Apaixonado por gastronomia, começou desde cedo, trabalhando em um renomado restaurante em Porto Alegre. Em 2007, foi para Espanha para assumir a cozinha do Hotel Rural Villa Matilde, em Malpartida de Cáceres. De volta ao Brasil, ministra diversos cursos de gastronomia pelo Rio Grande do Sul, presta consultoria para novos restaurantes e atua em eventos sociais e corporativos. Atualmente, possui um food truck, é chef executivo, sócio e responsável pela elaboração da carta do primeiro bar temático de erotismo do Brasil, além de ser proprietário de uma empresa produtora de grandes eventos gastronômicos. Também é subchef do Hell´s Kitchen Brasil, cozinha sob pressão, programa do SBT, e do Bem Sertanejo, quadro do Fantástico, da TV Globo.

Ogrostronomia

São 4 Ogros, 4 temperamentos distintos, 4 gostos diferentes, mas com algumas coisas em comum, amam comida, seja cozinhando ou comendo. A premissa básica do grupo Ogrostronomia é reproduzir uma receita saborosa com o que tiver nas suas mãos e da melhor maneira possível. Pensando dessa maneira que os amigos Jimmy McManis (designer e repórter do Mais Você, programa da Ana Maria Braga na TV Globo), Ricardo Boris Henningsen (produtor), Guto Senra (publicitário) e Marcelo Neves (advogado e chef executivo) se juntaram em 2011 e criaram o Ogrostronomia. O motor desta relação é a cerveja, o rock and roll e claro, comida. A ideia era mostrar diferentes caminhos e soluções culinárias, proporcionando prazer e diversão a qualquer pessoa que queira mergulhar nesta saborosa aventura que é cozinhar.

O Assador

Como um legítimo farroupilha, O ASSADOR vem revolucionando a forma de assar, temperar e servir churrasco no Rio Grande do Sul. Criado a partir da união das experiências de três amigos, O ASSADOR proporciona uma nova experiência no preparo e na degustação do tradicional churrasco gaúcho, sempre com uma personalidade contemporânea e muito própria. Tudo isso com apenas cinco meses de estrada. Para O ASSADOR, trio composto pelo publicitário e produtor de eventos, Thiago Matheus Cavalheiro, dono de churrascaria e produtor de eventos, Eduardo Baziewicz de Carvalho e Silva, e  pelo produtor de eventos e áudio, André Luís Matiello Gonçalves,  o churrasco é sempre o principal personagem. Assim, já marcou presença em inúmeros eventos, apresentando uma forma única e moderna de degustar um assado perfeito.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »