Programa Carne Pampa realiza treinamento de certificadores em Bagé

Com o objetivo de reciclar conhecimentos, aprimorar processos e alinhar procedimentos em todas as plantas certificadoras que integram o Programa Carne Pampa, a Associação Brasileira de Hereford e Braford realizou no último final de semana o primeiro treinamento de 2018. Para tanto, reuniu em sua sede social, em Bagé (RS), os profissionais que hoje atuam nos Frigoríficos Silva, Famile, São João, El´Golli e Novicarnes.

‘’Foi muito proveitosa, tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e trazer novas ideias. Foi um momento para buscar inspiração’’, sintetizou a Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, que acompanhou desde a última sexta-feira a visita dos certificadores do Silva, Anita Souza Caino, Yasmin Lopes Freitas, Emile Almeida e Luisa Correa Lopes; do Famile, Ritiele de Melo Gonçalves; do São João, Grace Adelle Gadotti; do El´Golli, Wolni Schwinden Filho; e do Novicarnes, Andresa Pacheco.

A atividade, que acontece uma vez por semestre, iniciou no sábado (18/8) pela manhã, com palestras e bate-papo com o gerente de operações, Felipe Azambuja, e o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Aldo Tavares, que surpreendeu ao compartilhar algumas de suas experiências pessoais na pecuária. Além de responder a perguntas dos nove participantes oriundos de frigoríficos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, Tavares ainda falou sobre a origem das raças Hereford e Braford e sobre a visão da nova diretoria.

Informações sobre o grau de cruzamento, marcações e as vantagens de se trabalhar com um plantel registrado foram abordadas pela Superintendente de Registro Genealógico da ABHB, Zilah Cheuiche. O grupo encerrou a jornada no domingo visitando a sede da Estância Rio Negro, de propriedade do sócio e criador Gustavo Camponogara. Por lá, parte prática do treinamento.

20 anos de pioneirismo

O Programa Carne Pampa é o programa oficial de qualidade de carne, baseado na seleção zootécnica de bovinos das raças Hereford e Braford, criado em 1998 pela ABHB. É fruto da percepção de futuro da diretoria da entidade, à época, de que ações conjuntas dentro de cadeia produtiva da carne seriam fundamentais para manutenção da rentabilidade do produtor de bovinos no agronegócio brasileiro, em virtude das grandes transformações que estavam ocorrendo na economia mundial, trazidas pela globalização, e alterando as relações entre os diversos segmentos da cadeia produtiva da carne, seja pelo aumento da competitividade provocada pela “economia de mercado”, seja pela crescente percepção do consumidor às questões de segurança e qualidade alimentar. Pioneiro no Brasil, o Programa Carne Pampa, atualmente é o mais antigo em funcionamento e, ao longo destes anos, aprimorou constantemente seus processos de certificação de produtos cárneos, tornando-se referência no setor.

Por Murilo Alves, estagiário de Jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »