Padronização nos processos de certificação é tema central de treinamento do Programa Carne Pampa

Qualificar a equipe de certificadores e padronizar os procedimentos de todas as unidades industriais, são atribuições essenciais para a produção de cortes de qualidade da Carne Certificada Hereford. Para isso, o Programa Carne Pampa da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), realizou no último sábado (4), o primeiro treinamento semestral de 2019.

 

A programação intensa de atividades iniciou no turno da manhã, com um ciclo de palestras realizadas na sede do Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS). Na ocasião a Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, apresentou a história da entidade, as ferramentas de seleção genética, como o Programa Oficial de Melhoramento Genético da ABHB, PampaPlus, e a Prova de Avaliação a Campo (PAC), bem como, a história do programa pioneiro em certificação de carnes no Brasil.

 

“Através desses alinhamentos conseguimos uniformizar os processos de certificação, para assim, entregarmos um produto de qualidade nas gondolas. Estamos aqui para cuidar dos interesses do produtor e garantir a satisfação do consumidor”, afirmou Fabiana. Ela destaca ainda que o treinamento é uma oportunidade para reciclagem de conhecimentos, troca de experiências e, principalmente, padronização de procedimentos.

 

Integrando o ciclo de palestras, a Coordenadora do Programa Carne Pampa e Superintendente Substituta do Registro Genealógico da ABHB, Natacha Lüttjohann, versou sobre setor de Registros e padrão racial. Na sequência, foi a vez de falar sobre as premissas do Programa Carne Pampa e sobre o dia a dia do técnico certificador, que ficou a cargo da Supervisora de Unidade, Anita Caino, e da Certificadora, Grace Gadotti.

 

“Nós como certificadores devemos estar em sintonia, pois a ABHB e os Frigoríficos são um conjunto, que irão gerar frutos, neste caso, é a carne”, relatou Grace.


O turno da tarde foi marcado pela visita na Fazenda Pulquéria, localizada em São Sepé (RS). A propriedade é destaque em terminação de novilhos das raças britânicas e produção de carne de qualidade.

 

Recebidos pelos gestores da Fazenda, Fernanda Costabeber e André Casali, os profissionais presenciaram sistemas de produção, técnicas de manejo, pastagens, indicadores de gestão e o trabalho de autoconsumo.

“Foi uma honra receber a equipe do Programa Carne Pampa. Faço questão sempre de estreitar laços, pois os certificadores são os nossos olhos, os olhos do produtor no frigorífico. O trabalho deles é fundamental pra dar continuidade no nosso negócio e pra comprovar a qualidade do nosso produto”, comemorou Fernanda.

 

O evento contou com a participação de oito técnicos certificadores, que atuam nos Frigoríficos parceiros do Programa.

 

Texto: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »