Padronização e acabamento de carcaça são destaque do VIII Concurso de Carcaças etapa Frigorífico Silva

 

Em uma disputa de excelente qualidade, a VIII edição do Concurso de Carcaças Carne Hereford, realizado na unidade industrial do Frigorífico Silva, na última sexta-feira, dia 26 de novembro, em Santa Maria (RS), reuniu 450 animais divididos em 18 lotes de 13 produtores.

Conforme o Presidente da ABHB, Eduardo Soares, que esteve presente no evento, o grande destaque foi a padronização e qualidade dos animais participantes. “Presenciamos uma excepcional qualidade dos lotes, com novilhos novos, biotipos extremamente carniceiros, muito bem acabados e com alto desempenho. Isso nos dá uma garantia do que sempre evidenciamos, a importância das raças Hereford e Braford na produção de carne no Brasil”.

Ao lado de Soares, esteve o Diretor do Programa Carne Hereford, Eduardo Eichenberg, que também destacou a importância do evento para o desenvolvimento do programa e para o produtor. “É o momento de estimularmos o produtor a trazer seus animais e realizar essa saudável competição, para podermos identificar as melhores carcaças, os melhores sistemas e aqueles animais que são realmente diferenciados dentro da nossa produção”.

Totalizando 2635 pontos, a Estância Tamanca, conquistou o prêmio de melhor lote Hereford ao atingir peso médio de 316,79 quilos.  Com 2545 pontos, segundo melhor lote ficou com a Estância Passo Fundo, de Santa Vitória do Palmar (RS), com peso médio de 309,87 quilos. Já o terceiro melhor lote Hereford foi para a Estância Santa Rosa, de Santa Vitória do Palmar (RS), com peso médio de 262,09, que alcançou 2320 pontos.

A Agropecuária Silva, de Capão do Leão (RS), foi destaque com o melhor lote Braford com uma média de 285,13 quilos. A propriedade alcançou 2455 pontos. A segunda colocação ficou com a Estância Santa Prenda, de Bagé (RS) com o lote de peso médio de 298,55, e pontuação de 2440. E a terceira colocação ficou com a Fazenda Recoleta, de Rosário do Sul (RS) com o lote de peso médio de 259,95 com 2235 pontos.

Já na categoria melhor lote Cruza HB, a Estância Tamanca foi a campeã com média de peso de 312,18 quilos, alcançando 2535 pontos. O prêmio de segundo melhor lote Cruza foi para a Estância Passo Fundo, com peso médio de 353,54 e atingiu 2395 pontos. A terceira colocação foi para a Recreio De Los Ojos, de Santa Vitória do Palmar (RS) com o lote de peso médio de 292,5. A propriedade alcançou 2160 pontos.

Além do melhor lote, o evento agraciou também a melhor carcaça do concurso. Pesando 345,13 quilos, o prêmio de melhor carcaça Hereford também foi para a Estância Tamanca. A propriedade também levou para casa o prêmio de melhor carcaça Cruza HB, com peso de 331,79 quilos. Já o prêmio de melhor carcaça Braford foi para a Agropecuária Silva, com 286,36 quilos.

Felipe Azambuja, Gerente da Carne Hereford, explica que o concurso conta com diversos critérios de avaliação para chegar ao resultado final. “O concurso é muito completo, onde se é avaliado padrão racial, idade, acabamento de gordura, peso de carcaça, conformação de carcaça e lesões. Desta forma, iremos entregar ao consumidor um produto de extrema qualidade e excelência, fatores essenciais para a Carne Hereford. Também gostaríamos de aproveitar para agradecer todos os produtores que participaram”.

A competição contou com a avaliação do Coordenador Técnico da Carne Hereford, Raoni Lopes, e da equipe de certificadores da ABHB formada por Anita Caino, Emeli Almeida, Andreia Ferrari, Lais Rangel e Gabrielly Moraes.

Texto: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »