El´Golli projeta abates mensais de Hereford e Braford em Santa Catarina

Desde o dia 19 de junho, Santa Catarina passou a contar com mais um fornecedor apto a suprir a crescente demanda de Carne Certificada Hereford no Estado. Na oportunidade, o Frigorífico El´Golli, localizado no município de Taió, realizou o primeiro abate experimental de novilhos Braford e já anunciou a preparação de novos lotes para as próximas semanas.

O processo foi acompanhado pelo supervisor de qualidade do Programa Carne Pampa, da ABHB, Lucas Christofer Teodoro Sena. O lote abatido, composto por dez animais, totalizou 8.147 quilos, sendo 3.192 quilos aptos a receber o selo Carne Certificada Hereford.

“Foram dez animais precoces, entre zero e dois dentes, prontos e preparados para suprir a demanda por carne de qualidade em Santa Catarina”, informou Fabiana Freitas, Gerente do Programa. “Um avanço tanto para os produtores de Hereford, Braford e seus cruzamentos, que vão poder vender os seus terneiros ao Frigorífico, como para os consumidores, que encontrarão nos produtos com selo Carne Certificada Hereford a garantia de qualidade, origem e procedência”, emendou.

Marcelo Busana, Gerente Administrativo do El´Golli, explicou que neste primeiro momento o Frigorífico irá abater apenas animais de sua propriedade. “Contamos com cerca de 500 animais confinados. Outros mil seguem sendo criados no pasto”, disse ele ao comentar sobre a repercussão da notícia envolvendo o primeiro abate experimental realizado na última segunda-feira. “Após a notícia veiculada pela ABHB, nosso setor de compras começou a receber contatos de criadores da raça interessados na parceria”, admitiu Busana.

A planta é cadastrada no Sistema Estadual de Inspeção Sanitária e poderá fornecer Carne Certificada Hereford para todo o Estado de Santa Catarina. Assim como o El´Golli, os Frigoríficos Silva (RS), Producarne (RS), São João (SC), Novicarnes (PR) e Cowpig (SP) já certificam animais padrão HB e disponibilizam bonificações especiais aos produtores das raças.

Bonificações

As bonificações ofertadas pelos animais padrão racial HB variam de frigorífico para frigorífico parceiro, tendo cada um instituído sua tabela de premiação de animais devidamente acordada e revisada periodicamente pela Entidade. 

Apesar de nem todos os animais serem classificados para receberem o selo Carne Certificada Hereford, os frigoríficos parceiros, como forma de fomento a criação e produção de animais para o Programa, disponibilizam remunerações variadas para diversas categorias de animais padrão HB, além de várias formas de pagamento. Em suma, quanto mais jovens, gordos e pesados forem os animais maiores serão as bonificações. Mais informações no site www.carnehereford.com.br

Vantagens ao produtor

Lançado de forma pioneira, o Programa Carne Pampa abriu portas para diversos programas de certificação de carne de qualidade no Brasil. Além de poder disputar os melhores preços no mercado, os produtores de Hereford e Braford que aderiram ao programa têm a vantagem de obter um mecanismo claro e confiável de negociação através do indicador Esalq/Cepea, cujo objetivo é garantir um preço mínimo de negociação sempre acima dos valores médios praticados no mercado – os valores a serem pagos pelos animais podem ser conferidos diariamente no site da ABHB (www.abhb.com.br).

Aliado a isso, o Programa Carne Pampa coloca dentro das plantas de abate a idoneidade da ABHB ao avaliar as carcaças através de sistema próprio e independente, conferindo credibilidade nas relações entre produtor e frigorífico.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »